Skip to main content

Se você é um usuário do Instagram, sabe o quanto é importante ter uma conta ativa, principalmente se você usa a rede social para trabalhar.

No entanto, pode acontecer de sua conta ser desativada por diversas razões, como violação das políticas de uso da rede social.

O banimento das contas dos usuários do Instagram, infelizmente, é uma prática que vem acontecendo cada vez mais. 

Aliás, uma simples pesquisa no Reclame Aqui revela milhares de reclamações ignoradas pela rede social:

E se você está aqui, é provável que também esteja passando por esta situação. 

Você utiliza a plataforma, adquire seguidores, autoridade e clientes com muito esforço, segue todos os termos de uso da e, do dia para a noite, tem sua conta desativada. 

E pior, sequer sabe porque foi penalizado. 

Quando percebe, perdeu total acesso a sua rede social e já está também perdendo dinheiro.

A primeira atitude sua provavelmente foi reclamar ou recorrer perante o próprio Instagram.

Mas mesmo assim, não conseguiu ter sua conta de Instagram reativada. 

Você já sabe que a justiça tem condenado o Instagram a reativar a conta e ressarcir os danos das vítimas deste tipo de injustiça e agora precisa tomar uma decisão muito importante: escolher o advogado que irá defender seus direitos.

Afinal de contas, você não pode perder tudo que já construiu. Começar uma conta do zero está cada vez mais difícil. 

Por isso, fizemos esse texto para te explicar 3 motivos para você escolher um advogado especialista em recuperar conta no Instagram em vez de outro profissional que não é especializado na matéria.

Vamos lá?

Recuperação rápida da conta: liminar proposta por advogado especialista em recuperar conta do Instagram 

O tempo é seu inimigo,  você está com seu Instagram bloqueado e está perdendo dinheiro. 

E pior, inclusive pode ter sua conta de Instagram excluída permanentemente, se não agir rápido. 

Apesar de haver a possibilidade de conseguir uma indenização na ação para recuperação da conta, o advogado especialista em recuperar conta do Instagram sabe que precisa concentrar seus esforços na recuperação imediata da sua conta. 

Afinal, essa é a primeira solução que você está esperando. 

Se você não escolher um advogado especializado, é provável que aqui você tenha o primeiro problema.  

Um profissional que não tenha experiência com esse tipo de caso pode focar na indenização, porque não entende a sua real necessidade.

Ou até mesmo pode deixar de explicar para o juiz um detalhe importante como a possibilidade de exclusão da conta.  Se o juiz não for informado dessa possibilidade, como compreenderá a urgência da medida? 

Portanto, o advogado especialista em recuperar conta do Instagram é o profissional que sabe utilizar os argumentos corretos para convencer o juiz a te dar uma decisão liminar favorável de restabelecimento da conta do Instagram.

Aumente a chance de ter o seu prejuízo financeiro ressarcido, pois o advogado especialista em recuperar conta do Instagram sabe como comprovar os danos materiais 

Apesar de muita gente perder dinheiro com o banimento da conta do Instagram, em poucas ações os usuários têm conseguido o ressarcimento deste prejuízo. 

Fizemos um estudo de casos julgados pela justiça sobre recuperação de conta do Instagram e constatamos que o pedido de indenização por dano material em ação de recuperação de conta de Instagram foi julgado improcedente, em 90% dos processos: 

O principal motivo da perda foi a ausência de comprovação do dano material.

Produção de prova especializada para negócios digitais 

Nestes casos, o advogado especialista em recuperar conta do Instagram irá observar as peculiaridades dos negócios digitais, pois os ganhos financeiros são registrados numa dinâmica diferente do comércio tradicional. 

Perda de uma chance 

Em nosso estudo, notamos também que além de não comprovar os danos materiais, os usuários que entraram na justiça não pediram indenização por perda de uma chance. 

A perda de uma chance é argumento poderoso que será utilizado pelo  advogado especialista em recuperar conta do Instagram quando se está com muita dificuldade de produzir a prova do dano material.

Quem está na vitrine da rede social e trata isso de maneira profissional, pode ter uma oportunidade a qualquer momento. Por exemplo, um influenciador pode receber uma proposta para uma publi em um stories. Tudo é muito dinâmico. 

Mas não é um argumento simples. Envolve um raciocínio apurado, pois o advogado terá a missão de demonstrar a probabilidade disso acontecer no momento em que a conta da rede social estava bloqueada.  

O juiz precisa ter em mãos esses detalhes, para conceder uma indenização adequada às chances perdidas mesmo que não haja prova robusta material.   

Porém, como dito anteriormente, esse é um argumento que não foi utilizado nos casos de banimento de Instagram que analisamos. 

advogado especialista em conta bloqueada pelo Instagram

⚖️ Estudo de casos sobre concessão dano material em decorrência de bloqueio de conta do Instagram

Separamos dois casos de danos materiais reais julgados pela justiça, em que um foi favorável e outro desfavorável ao usuário.

casos de conta bloqueada pelo Instagram

No processo 1121449-35.2019.8.26.0100, o usuário teve sua conta utilizada para trabalho bloqueada indevidamente, desta forma, ingressou com uma demanda judicial no sentido de reativar a sua conta e ser ressarcido pelos danos materiais e morais.

Ao final do processo, como houve comprovação do dano material, por meio de relações de faturamento assinadas por contador, o Instagram foi condenado a pagar mais de R$ 10.550,00 para o usuário, a título de danos materiais.

Todavia, no processo 1033139-85.2021.8.26.0002, onde o usuário também teve sua conta, utilizada para trabalho, bloqueada indevidamente, não houve uma análise criteriosa do caso, tampouco comprovação do que foi efetivamente deixado de ganhar, motivo pelo qual não houve condenação obrigando o Instagram a ressarcir os danos materiais.

Você acha isso justo? Imagine o quanto de dor de cabeça teve esses usuários para conseguir auferir renda com o Instagram e, posteriormente, não serem ressarcidos pelos danos. 

Mas é papel do advogado demonstrar isso para o juiz. Ele precisa destacar as peculiaridades do caso e brigar pela apreciação delas.  

Indenização por dano moral com valor mais alto  

Há uma espécie de consenso no judiciário em relação aos valores arbitrados de dano moral para bloqueio de conta de Instagram. Os valores orbitam entre 5 e 10 mil reais. 

Se você não destacar os motivos que devem ser levados em consideração para que a sua indenização seja a maior possível, a sua indenização por dano moral também irá cair nessa vala. 

Indenização em caso de suspensão de conta do Instagram  

A primeira situação que precisamos analisar é quando acontece uma suspensão indevida por algum tempo, com posterior restabelecimento. 

Nesta hipótese, nós identificamos pelo menos duas ocorrências peculiares que podem fazer o valor da sua indenização por dano moral ser aumentado

1ª O interrupção prejudica o crescimento da sua rede 

Para crescer no Instagram você precisa publicar frequentemente e engajar a sua audiência. Se você tiver essa constância interrompida pelo bloqueio do Instagram, você perderá seguidores pois deixará de entregar o que eles querem ver. 

Afinal, quando um usuário opta por seguir uma marca, ele espera receber conteúdo relevante e agradável. 

Está comprovado que a  falta de posts no Instagram é uma das principais causas de perda de seguidores. 

Portanto, esse tipo de prejuízo precisa ser levado em consideração pelo juiz no arbitramento do dano moral em caso de suspensão da conta do Instagram. 

2ª Quem possui e valoriza a sua imagem no Instagram tem um dano moral maior e precisa ser indenizado por isso

As pessoas dão diferentes níveis de importância para suas contas, de acordo com as suas necessidades. 

Ou seja, o Instagram daquele parente que posta apenas fotos na balada não tem o mesmo significado para ele do que a sua conta tem para você, que a utiliza com fins profissionais. 

Aliás, é um trabalho muito difícil adquirir autoridade e seguidores no Instagram.

Você se dedica por anos na plataforma do Instagram, gasta seu tempo, produz conteúdo, gera valor, realiza vendas e fecha publis.

E tudo isso precisa ser valorizado em seu pedido de dano moral. 

Dano moral em casos de contas excluídas 

Como já explicamos, o tempo em caso de suspensão da conta do Instagram é inimigo do usuário e se ele estiver assessorado por um advogado especialista tem uma chance maior de recuperar a sua conta rapidamente. 

Mas sabemos que muitos usuários acabam tendo sua conta do Instagram excluída definitivamente, porque demoram para agir ou não conseguem uma medida liminar favorável. 

Nesse caso, o problema é muito maior e precisa ser levado em conta pelo juiz ao definir o valor da sua indenização por dano moral. Afinal, você perdeu tudo que construiu lá dentro desta social.  

Conteúdo perdido: seu tempo desperdiçado e sua propriedade intelectual excluída  

Conseguir seguidores no Instagram está cada dia mais difícil e para consegui-los você precisa seguir as regras do algoritmo: publicação constante de conteúdo de valor para que os seus seguidores interajam. 

Logo você que estava construindo uma rede social consistente precisou fazer muitos conteúdos. Centenas, às vezes milhares. 

E, de repente, viu contra sua vontade e injustamente todo seu esforço ser literalmente deletado. 

Portanto, houve uma perda relevante dos conteúdos de autoria do proprietário da conta.

Entendemos que, além de todo tempo que você gastou para produzir o conteúdo, há também direitos de natureza intelectual violados

Com as devidas proporções, no Instagram há conteúdos com informações tão valiosas quanto aquelas que conseguimos em livros. 

Por analogia, o tratamento deve se assemelhar ao que é dado em casos de violação de propriedade intelectual. 

Portanto, em caso de exclusão indevida de conta de Instagram, a indenização por dano moral deve levar em consideração:

– tempo desperdiçado;

– propriedade intelectual excluída. 

Aliás, a indenização por violação da propriedade intelectual não exige prova do prejuízo, ou seja, é um dano presumido. Neste sentido, entendemos que basta você comprovar que tinha conteúdos autorais e também ser reconhecida a abusividade da conduta do Instagram para você ser indenizado. 

Conclusão: Você agora tem mais segurança para escolher um advogado especialista em recuperar conta do Instagram que foi bloqueada injustamente

Se você está com a conta suspensa e não conseguiu resolver com a plataforma, você precisa agir rápido para evitar mais prejuízos, inclusive a exclusão da rede social.

Mas agora você já sabe que um advogado especialista em recuperar conta do Instagram é profissional mais indicado para:

  1. a) conseguir a reativação da conta rápida;
  2. b) comprovar o dano material
  3. c) aumentar o dano moral.

Como a justiça é coisa séria, recomendamos que você contrate um advogado de sua confiança, desde que seja especialista em recuperação de conta do Instagram.

Precisa de ajuda para  recuperar sua conta do Instagram?

Conte com a orientação de um advogado especialista em recuperar conta do Instagram.

advogado

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Leave a Reply