Skip to main content

Você está em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em um resort incrível aproveitando suas merecidas férias. De repente, uma pessoa muito simpática se aproxima e oferece um presente em troca da sua presença em uma palestra.

Curioso, você decide aceitar o convite e, ao final da palestra, além do presente, você acaba com um contrato Le Canton Vacation Club.

Porém, depois de buscar informações detalhadas sobre o real funcionamento do contrato ou até mesmo tentar utilizá-lo, você percebe que entrou numa fria:

reclamações no reclame aqui le canton vacation club

Ao tentar cancelar o contrato de forma amigável, você é surpreendido com a cobrança das famigeradas multas e se dá conta de que terá que escolher entre a opção menos pior:

  1. continuar com o contrato que poderá não utilizar ou;
  2. pagar a multa e se livrar dessa encrenca.

Mas fique tranquilo, pois nesse artigo nós vamos te apresentar uma terceira opção que vai resolver de uma vez por todas o seu problema.

Por que tantas pessoas contratam Le Canton Vacation Club?

As férias em regiões serranas são frequentemente vistas como uma oportunidade para descansar e recarregar as energias.

Mas o que parecia apenas um ambiente para desfrutar de momentos de tranquilidade, acabou virando um contrato Le Canton Vacation Club com duração de até 20 anos.

Esse tipo de contrato é conhecido como vacation club ou timeshare, e está presente não só no Hotel Le Canton, mas em diversos destinos turísticos espalhados pelo Brasil e pelo Mundo.

Seu processo de venda é bastante agressivo, e tem como principal objetivo fazer com que você tome uma decisão emocional.

Os vendedores te abordam no seu período de férias, o que impossibilita a análise detalhada do contrato, além de utilizarem várias táticas de persuasão, chamadas de gatilhos mentais, para te pressionar a assinar o contrato.

gatilhos mentais vacation club engel advogados

Reciprocidade: brindes usados como iscas

É comum que os vendedores te ofereçam brindes, descontos ou outros benefícios como forma de criar um senso de obrigação que te leva a retribuir o favor aceitando a oferta.

Antecipação de benefícios: férias dos sonhos na palma de sua mão

Os vendedores destacam os benefícios emocionais de assinar um contrato de Vacation Club como opções de destino para férias inesquecíveis em família.

Isso desperta o desejo e te faz imaginar como seria aproveitar esses benefícios.

Escassez: é agora ou nunca

Os vendedores podem criar uma sensação de escassez, dizendo que há um número limitado de unidades disponíveis ou que a oferta é válida apenas por um curto período de tempo.

Isso pode fazer com que você se sinta pressionado a tomar uma decisão rápida antes que perca a oportunidade.

Le Canton Vacation Club vale a pena?

Agora que já entendeu como funciona o processo de venda e o porquê tantas pessoas assinam esse contrato, deve estar se perguntando se o Le Canton Vacation Club vale a pena.

Nesse texto exclusivo nós abordamos as principais vantagens e desvantagens em assinar um vacation club.

Porém, já te adianto que a maioria das pessoas, após firmarem negócio, se frustram quando param para ler atentamente o contrato, ou quando tentam usar os serviços e se deparam com inúmeras dificuldades/impedimentos.

Por estes motivos, a grande parte dessas pessoas chegam a conclusão que o Le Canton Vacation Club não vale a pena.

E se você faz parte deste grupo de pessoas, nós vamos te ensinar a conseguir cancelar Le Canton Vacation Club sem pagar multa, e ainda receber uma indenização por dano moral.

Descubra como cancelar Le Canton Vacation Club sem multa

Como cancelar o Le Canton Vacation Club sem pagar multa

Se você deseja cancelar Le Canton Vacation Club, tenho certeza que o maior desafio encontrado é a cobrança de uma multa de 30% do valor do contrato.

O Le Canton Vacation Club entende que você deve pagar a multa prevista no contrato, já que a vontade de cancelar partiu de você.

Já você entende que foi enganado, e se soubesse exatamente como funcionava o Vacation Club não teria assinado.

Mas é importante que saiba que existem argumentos poderosos que são capazes de justificar o pedido de cancelamento do contrato com a Le Canton Vacation Club, sem multa alguma.

Exercício do direito de arrependimento dentro do prazo de 7 dias 

A justiça entende que caso você peça o cancelamento do  Le Canton Vacation Club em até 7 dias após a assinatura do contrato, está isento do pagamento de multas.

Isso porque, os métodos impostos na venda têm o objetivo de impedir ou dificultar uma percepção racional para aquilo que está sendo contratado.

Portanto, como você foi submetido a venda emocional e marketing agressivo, faz jus ao direito de arrependimento, que tem como objetivo proteger o consumidor em casos de compras impulsivas.

Publicidade enganosa: Impedimento de utilizar o contrato sem o pagamento mínimo

O Le Canton impõe que para a utilização do Vacation Club, é necessário realizar o pagamento do percentual mínimo de 15% do preço total do contrato.

O problema é quando você fica sabendo dessa restrição apenas quando tenta agendar suas férias e percebe que precisará pagar várias parcelas antes de ter direito de utilizar o contrato.

Essa situação configura publicidade enganosa, e serve de fundamento para cancelar Le Canton Vacation Club sem a cobrança de multas.

Restrição do direito de utilização no contrato Le Canton Vacation Club

Pode ser que não tenha percebido, mas entre as inúmeras páginas do contrato de adesão Le Canton Vacation Club, existem cláusulas que tornam difícil ou limitam o uso do programa.

Tais cláusulas garantem ao Le Canton o direito de negar a hospedagem sempre que não houver disponibilidade de vagas, mesmo quando a reserva é solicitada com a antecedência exigida.

Essa situação além de te impossibilitar de fazer qualquer planejamento de férias, deixa evidente que o serviço não te traz qualquer vantagem.

Em razão disso, você pode cancelar o Le Canton Vacation Club sem ter que pagar multa.

Caso real: consumidor consegue cancelamento do Le Canton Vacation Club na justiça, recuperar o valor pago e receber compensação por danos morais

Um consumidor que assinou contrato com a Le Canton Vacation Club, tentou cancelar e não conseguiu, entrou com o processo 0809897-06.2022.8.19.0208 no Rio de Janeiro, alegando que:

  1. Assinou o contrato após ser submetido a técnicas agressivas de neuromarketing que o fez tomar uma decisão emocional;
  2. Constatou a existência de cláusulas abusivas que não lhe garantiam o direito de uso;
  3. Tentou cancelar Le Canton Vacation Club e foi surpreendido com a cobrança de multas abusivas que totalizavam 30% do valor do contrato;
  4. Sofreu abalo moral, uma vez que gastou tempo tentando uma solução administrativa.

Caso real de consumidor que conseguiu cancelar o contrato le canton

Liminar garante a suspensão no pagamento das parcelas vincendas

Através da análise dos elementos apresentados na inicial, o juiz entendeu que o consumidor fazia jus a liminar para suspender as cobranças futuras.

Isso porque, foi demonstrado que o consumidor não tem interesse e não vai utilizar o contrato, bem como buscou solução administrativamente, mas não teve êxito.

Além disso, se o consumidor suspendesse por conta do pagamento, seu nome poderia ser inscrito em cadastros de devedores, trazendo prejuízo com negativa de crédito e também dano à honra.

Abusividade do contrato reconhecida pela justiça

Ao analisar o contrato, o juiz reconheceu a existências de cláusulas que colocavam o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com o princípio da boa-fé.

Em razão da falha na prestação do serviço, o consumidor conseguiu cancelar Le Canton Vacation Club e receber de volta todo o valor todo o dinheiro que pagou com juros e correção monetária.

Dano moral pela perda de tempo

Além de ser condenada a devolver todo o valor desembolsado pelo consumidor, o Le Canton Vacation Club ainda foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais no valor de 5 mil reais

A condenação foi possível, uma vez que a justiça reconheceu que o consumidor perdeu o seu tempo tentando solucionar o problema extrajudicialmente, e diante da impossibilidade foi obrigado a contratar advogado para ter seu direito resguardado.

O tempo é um bem precioso, e o consumidor poderia tê-lo utilizado para o convívio familiar, investimento em cultura, lazer e em atividades profissionais, sendo que o seu desperdício tem o condão de proporcionar sentimentos como raiva, angústia e ansiedade.

Conte com a Engel para cancelar Le Canton Vacation Club e se livrar de multas abusivas

Você já sabe que é possível cancelar Le Canton Vacation Club, se livrar das multas e ainda receber uma indenização por dano moral.

A Engel Advogados é um dos primeiros escritórios do Brasil que se especializou em combater abusos de timeshare e pode te ajudar a resolver esse problema. 

Não fique preso em um contrato injusto que você não deseja mais. Conte com a Engel Advogados para resolver esse problema!

E se você quer saber mais sobre o assunto, separamos estes dois textos que podem te ajudar também:

Precisa de ajuda para cancelar seu contrato de  vacation club?

Conte com a orientação dos nossos advogados especializados no assunto

Claudia e Julio

E se você quer saber mais sobre o assunto, separamos alguns textos que podem te ajudar também: 

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Deixe uma resposta