Skip to main content

Você quer saber se o seu contrato de vacation club vale a pena porque assumiu um compromisso há pouco tempo, mas agora está inseguro com os benefícios que foram apresentados na hora da contratação?

Para te ajudar nisso, vamos te apresentar vantagens e desvantagens para você analisar se o contrato de vacation club vale a pena no seu caso.

É muito provável que no momento da assinatura do contrato de vacation club, você tenha assinado movido pela emoção, sem tempo para pensar no que estava assumindo e recebendo em troca. 

Porém, quando, com calma, refletiu melhor sobre o compromisso e buscou mais informações sobre o seu programa de férias, viu relatos de pessoas arrependidas de ter feito o mesmo tipo de negócio. 

Abaixo temos alguns exemplos, veja:

contrato de vacation club vale a pena

contrato de vacation club vale a pena

contrato de vacation club vale a pena

Por isso, se você tem dúvida se o seu contrato vale a pena, olha o que preparamos:

1. O que você precisa saber sobre o funcionamento do programa de vacation club?

O contrato de vacation club é um programa de férias que disponibiliza algumas semanas de uso em vários resorts e hotéis do mundo. 

Normalmente uma ou duas, que podem ser representadas por um sistema de pontuação. 

Em contrapartida, além do valor da aquisição, o consumidor também paga a utilização e em alguns casos a manutenção (uma espécie de taxa de condomínio).

2. Saiba quando o contrato de vacation club vale a pena

Apesar de atendermos diariamente clientes insatisfeitos com este tipo de contratação, entendemos que este tipo de plano de tem alguns diferenciais em relação ao método tradicional de aquisição de viagens e são eles:

📌 Viajar com mais pessoas sem pagar mais 

Dependendo do programa, você consegue incluir de 2 a 6 pessoas para viajar junto com você. 

E se você gosta de fazer viagens assim, para você o contrato de vacation club vale a pena. 

Afinal, ter um plano de viagem para conseguir levar toda a família sem pagar nenhum acréscimo é uma das vantagens que as pessoas mais buscam no vacation club. 

📌 Contrato de vacation club vale a pena para quem busca valor da viagem pré-definido a uma parcela fixa 

Quando você adquire o vacation club, certamente você irá escolher o valor da parcela que consegue pagar mensalmente.

Com isso, essas parcelas são fixas enquanto durar o seu contrato e você não corre o risco de pagar além daquilo que já havia estipulado no seu orçamento financeiro.  

Portanto, em tese,  pelo menos a aquisição da sua hospedagem não vai ser impactado pelo efeito da demanda e pela inflação, pois os valores das parcelas não irão sofrer nenhum tipo de alteração. 

A pandemia do COVID-19 é um exemplo de fato que alterou tanto a inflação quanto o movimento da demanda, sem repercutir, em tese, no valor da aquisição do programa de vacation club.

📌 Contrato de vacation club vale a pena e tem a possibilidade de viajar para vários lugares do mundo com o programa de troca de férias RCI

Em praticamente todos os contratos de vacation club é oferecida a filiação ao programa de troca de férias RCI. 

Com ela, você pode viajar para vários lugares diferentes do mundo, além do resort ou hotel que você contratou. 

Se isso é algo que você busca, o contrato de vacation club vale a pena

E para utilizá-la, você precisa transferir os pontos que adquiriu no vacation club, além de pagar uma taxa de transferência, que varia de acordo com o destino. 

3. Quais são as desvantagens mais comuns enfrentadas por consumidores que assinaram um contrato de vacation club

Apesar de tantas vantagens, por que tem tantas pessoas querendo cancelar o contrato de vacation club?

Como atendemos diariamente clientes que estão insatisfeitos com este negócio, vamos explicar para você as principais  desvantagens enfrentadas pelos consumidores.

🗓 O consumidor precisa ter disponibilidade para utilizar o programa 

Muitos clientes nos relatam que não utilizam o programa porque não viajam na frequência disponibilizada pelo programa.  

Ou seja, nem todo mundo que contrata, de fato, tem a possibilidade de usufruir o programa com assiduidade. 

Isso acontece porque, como a assinatura é feita num momento atípico, muitas pessoas não levam em conta o próprio padrão de vida.

Portanto, acreditamos que se você já tem o costume de viajar para este tipo de hotel e resorts anualmente, o contrato de vacation club pode valer a pena. 

Mas se você faz parte da grande maioria que não utiliza com esta frequência, o vacation club provavelmente não vale a pena no seu caso. 

🚫 Proibição abusiva de utilização na alta temporada e indisponibilidade de datas 

O contrato de vacation club é um programa de férias. Deste modo, presume-se que quem contrata quer utilizá-lo nas suas férias. 

Porém, muitos clientes têm dificuldade em encontrar uma disponibilidade quando estão de férias, mesmo obedecendo as antecedência mínimas do contrato. 

Além disso, alguns contratos não permitem que você utilize o programa durante os meses de alta temporada ou de férias escolares. 

Geralmente esses meses são os mais buscados, contudo no momento da venda muitos consumidores relatam que essa proibição é omitida.

Lembra que um dos benefícios é poder viajar com sua família, né? Agora, pensa com a gente, faz algum sentido você não poder usufruir o timeshare justamente no período de férias das suas crianças?  

🔎 Omissões referentes ao programa de troca de férias RCI

É muito comum a aquisição do contrato de vacation club num parque aquático nacional, sendo o consumidor envolvido pela possibilidade de poder conhecer muitos países pelo mundo afora

Isso em tese é possível pelo programa de troca de férias da RCI,  aderido junto ao contrato de vacation club.

Porém, na hora de tentar fazer uma viagem internacional, o consumidor descobre que os custos envolvidos não cabem no seu bolso.

Muitas vezes a única opção do consumidor é a contratação de resorts com all inclusive.

Além do mais, já vimos situações em que a contratação pela RCI fica mais cara do que em outras opções como Booking.com, revelando que o contrato de vacation club pode não valer a pena. 

💸 Multas e cobranças abusivas para cancelamento 

E você se convenceu que não vale a pena manter o seu contrato de vacation club, cuidado ao pedir o cancelamento. 

Por se tratar de uma venda emocional e com omissão de informações, quando você busca desfazer o negócio porque entende que não vale a pena, se surpreende com uma multa que é cobrada sobre a totalidade do seu contrato, independentemente do período de utilização.

Além disso, esses contratos também podem ter cobranças com outros nomes além das multas, no caso de cancelamento.

É importante você saber que há situações em que você pode conseguir cancelar o contrato sem pagar multa alguma ou reduzi-las.

Veja essa vídeo em que a Claudia Cymbalista explica de maneira simples como cancelar contrato de vacation club, sem pagar multas abusiva:

Se preferir ler, também temos o mesmo conteúdo escrito aqui

4. O que fazer se o seu contrato de vacation club não vale a pena

A par destas informações você pode ter identificado que o seu contrato de vacation club não vale e agora quer saber o que fazer para resolver isso da melhor maneira possível.

Como atendemos vários clientes nesta mesma situação diariamente, preparamos estas instruções valiosas para que você possa se livrar deste problema tendo o menor prejuízo o mais rápido possível.

➡️ Conheça seus direitos em caso de cancelamento de vacation club para não ser enganado

Como já explicamos, este tipo de contrato prevê multas e outras cobranças abusivas, se você resolver cancelar. 

Por isso, é importante que você saiba como cancelar vacation club sem pagar multas abusivas.

mapeamos algumas hipóteses para conseguir cancelar 100% da multa cobrada pela empresa e restituição integral do valor pago. 

Ou até mesmo se for o caso, podemos discutir as irregularidades presentes nos contratos e reduzir a multa cobrada, com uma restituição de até 90% do valor pago para a empresa. 

Lembre-se que o consumidor informado tem seu direito respeitado. 

➡️ Informe imediatamente a empresa sobre o cancelamento

Se você assinou o contrato recentemente e ainda está dentro do prazo de 7 dias após a assinatura, solicite o mais rápido possível o cancelamento. 

É bem importante que você tenha a prova desse pedido, seja por e-mail, WhatsApp ou protocolo de atendimento. 

A partir dessa solicitação, certamente a empresa vai repassar as orientações necessárias em como realizar o distrato e a cobrança da taxa de cancelamento. 

Como você já sabe dos seus direitos, você terá oportunidade de realizar uma negociação extrajudicial com mais segurança. 

✅ Se não resolver, ajuíze uma ação judicial 

Pela nossa experiência, sabemos que discutir a cobrança da multa em contrato de vacation club com a empresa pela via extrajudicial nem sempre é possível. 

Se for este o caso, você precisará propor uma ação judicial, por um advogado especialista em cancelamento de timeshare.  

Com ele, você pode conseguir:

➔ suspensão liminar das parcelas mensais e não ter que ficar pagando o contrato durante vários meses;

➔ cancelamento definitivo do contrato;

➔ eventuais restituição de valores pagos.

5. Recapitulando: após identificar que o seu contrato de vacation club não vale a pena, descubra seus direitos e aja rapidamente

Nem sempre o contrato de vacation club vale a pena, por isso neste artigo te mostrei algumas vantagens e desvantagens que milhares de consumidores identificaram após assinar o seu contrato. 

Se você ainda tinha ou tem algumas dúvidas sobre isso, é bem provável que tenha conseguido chegar a uma conclusão se o seu contrato de vacation vale a pena ou não. 

E se não vale a pena, você também já sabe o que fazer. 

Por isso, ao buscar o cancelamento do contrato, é necessário agir o quanto antes para que o seu prejuízo não fique ainda maior. 

Além disso, é importante ficar ciente dos seus direitos através de um advogado especializado em cancelamento de timesharing.

Precisa de ajuda para cancelar seu contrato de timeshare?

Conte com nossos advogados especializados no assunto

Julio e Layane

Preparamos uma pequena lista com conteúdos relacionados pelos quais você pode se interessar:

Como cancelar vacation club, sem pagar multas abusivas

A Engel Advogados é confiável? Não contrate antes de ler isso

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Leave a Reply