Skip to main content

Em 2022, a Shopee se tornou a líder em vendas por aplicativos no e-commerce no Brasil, superando gigantes renomadas como Amazon, Mercado Livre, entre outras:

aplicativos de ecommerce mais utilizados do brasil

Por outro lado, com o número crescente de novos usuários, também aumenta o número de empreendedores que têm sua conta suspensa pela Shopee.

Embora existam pessoas mal-intencionadas, muitos vendedores da Shopee são bloqueados injustamente devido a alegações infundadas de “atividade suspeita”:

login bloqueado shopee

A prova disso são as reclamações na plataforma “Reclame Aqui” como a abaixo, realizada por vendedores que tiveram a conta suspensa injustamente pela Shopee:

shopee conta suspensa reclame aqui

E se você foi afetado por essa situação, não se preocupe.

Nós investigamos minuciosamente esse problema e iremos fornecer um guia simples para ajudá-lo a recuperar sua conta suspensa pela Shopee e retomar suas vendas online.

Recurso na própria plataforma para recuperar conta suspensa pela Shopee

Se a sua conta foi suspensa pela Shopee, a primeira atitude que deve tomar é preencher um formulário na seção “Informações da conta”, explicando toda a situação:

informação da conta suspensa pela shopee

No formulário, você deverá fornecer seus dados pessoais e de contato, juntamente com uma captura de tela da área que precisa ser desbloqueada.

Além disso, você irá apresentar sua contestação, que nada mais é do que os motivos pelos quais você não concorda com a suspensão da sua loja.

Você ainda pode buscar soluções por meio do Formulário de Atendimento ao Consumidor Shopee, chat disponível no aplicativo, funcionando de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos, das 6h às 17h, ou através do e-mail ajuda@suporte.shopee.com.br.

Independente do meio que escolha, é importante que você busque a plataforma na tentativa de resolver de forma amigável e mais rápida o seu problema.

A resposta da Shopee: esclarecimentos e próximos passos

Após o preenchimento do formulário, a Shopee irá analisar as considerações apresentadas e te retornará em até 28 dias.

Se for constatado que sua conta foi suspensa indevidamente, você será notificado via e-mail sobre a reativação.

Porém, existem casos em que a Shopee opta pelo banimento da conta sem ao menos justificar o motivo. 

Notificação extrajudicial para recuperar conta suspensa pela Shopee

A suspensão de contas pela Shopee é determinada exclusivamente por um algoritmo, sem qualquer análise humana sobre os motivos por trás dessa decisão.

Agora, se você se viu incapaz de resolver seu problema pelos canais diretos disponibilizados pela plataforma, uma excelente opção para recuperar sua conta suspensa pela Shopee é enviar uma notificação extrajudicial.

notificação extrajudicial advogado shopee

A notificação terá como objetivo conseguir:

  1. o detalhamento dos motivos que levaram à suspensão ou banimento da conta, com a indicação do Termo Violado, para que possa ser exercido o direito de defesa;
  2. a reativação da conta com urgência, sob pena de ingresso de ação judicial. 

Em posse dessas informações, você poderá exercer seu direito de defesa de maneira efetiva.

Análise da notificação pelo advogado da Shopee

A notificação extrajudicial, quando submetida ao setor jurídico da Shopee, tem o potencial de resultar na recomendação de reativação da sua conta

Por isso, recomendamos que ela seja feita por um advogado especializado em recuperação de contas de aplicativos plataformas digitais, assim seus direitos estarão adequadamente fundamentados,

Além disso, em caso de acordo, você estará seguro para não sair no prejuízo. 

Mas caso você não consiga recuperar a conta, é hora de decidir junto com seu advogado se vale a pena optar pela ação judicial para recuperar a conta suspensa pela Shopee.

Ação judicial: sua última alternativa para recuperar a conta suspensa pela Shopee

Caso você tenha seguido o passo a passo anterior, mas ainda assim não tenha conseguido recuperar sua conta suspensa pela Shopee, é hora de considerar entrar com uma ação judicial.

A justiça é sua última esperança para voltar a utilizar sua conta para vender online.

ação judicial advogado shopee

Para te ajudar a tomar essa decisão, é importante que sejam analisadas as chances de êxito com base em casos judiciais anteriores envolvendo suspensão pelos mesmos motivos e indicação de termo violado.

Liminar para reativação imediata de conta e movimentações financeiras 

Caso você demonstre que não violou nenhum termo, bem como que dependia da renda que obtinha vendendo pela plataforma, é possível que consiga uma liminar para recuperar a conta suspensa pela Shopee

A liminar trará tranquilidade para aguardar o andamento normal do processo, já que o problema principal – restabelecimento da conta – foi resolvido.

Ao mesmo tempo, possibilitará que você continue faturando com as vendas pela plataforma.

Danos morais pelo prejuízo à imagem

A suspensão abrupta da conta pode impactar negativamente sua credibilidade perante seus consumidores.

Por isso, caso a Shopee não ofereça informações capazes de justificar o motivo da suspensão da sua conta, você pode receber uma indenização por dano moral. 

Lucros cessantes pelo tempo que deixou de vender 

Se você utilizava sua conta da Shopee como fonte de renda e teve sua conta suspensa, você deixou de vender e está sendo prejudicado com isso.

Portanto, além dos danos morais que toda essa situação angustiante causou, você ainda pode pedir indenização pelos lucros cessantes, ou seja, valor que deixou de auferir durante o período que sua conta permaneceu suspensa.

Decisões favoráveis: vendedores que conseguiram recuperar conta suspensa pela Shopee

Agora você já sabe que é possível recuperar sua conta suspensa pela Shopee e ainda receber indenização por danos morais e materiais.

Para te provar isso, analisamos 4 decisões judiciais que resultaram na recuperação da conta suspensa indevidamente pela Shopee.

Advogado Especialista: a chave do sucesso para recuperar conta suspensa pela Shopee

Nós te apresentamos um guia prático com todos os passos que precisa tomar para recuperar sua conta suspensa pela Shopee.

Mas agora precisa tomar a decisão que fará toda a diferença para você sair vitorioso: escolher o advogado que irá defender seus direitos.

Por isso, vamos te explicar os motivos para você escolher um advogado especializado em recuperar a conta suspensa pela Shopee em vez de optar por um profissional sem experiência nessa área.

advogado recuperação de conta na shopee

Foco na resolução rápida do real problema

O advogado especialista em recuperar conta suspensa pela Shopee sabe que o objetivo principal é garantir a recuperação imediata da sua conta e a liberação dos valores devidos.

Afinal, essa é a solução que você está esperando.

Por outro lado, um profissional sem experiência nesse tipo de caso pode se concentrar apenas na indenização, sem compreender adequadamente o seu problema real.

Lucros cessantes com base nessa projeção de faturamento

Para conseguir uma indenização justa, é essencial que o advogado compreenda as particularidades dos negócios online, em que os ganhos financeiros são registrados de forma distinta em relação ao comércio tradicional.

Muitas vezes, durante períodos de crescimento, como o lançamento de produtos, há projeções de faturamento que podem ser comprovadas por meio de cálculos financeiros.

E é com base nessa projeção que o pedido de lucros cessantes deve ser feito.

Conclusão: recuperar a conta suspensa de maneira injusta pela Shopee é seu direito e você deve exigi-lo

Com os passos detalhados, você sabe que é possível recuperar sua conta suspensa pela Shopee.

Ainda, se for necessário entrar com uma ação judicial, você já sabe que poderá conseguir:

  • Liminar para reativação imediata da conta e liberação de valores;
  • Indenização por lucros cessantes;
  • Indenização por dano moral pelo prejuízo à imagem e reputação

Não aceite uma suspensão injusta da Shopee. 

Você possui todas as informações necessárias para agir e reverter essa situação. 

Precisa de ajuda para  recuperar conta suspensa pela Shopee?

Conte com a gente para uma orientação rápida e especializada sobre o seu problema.

claudia-e-julio-conta-banida

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba, em primeira mão, conteúdos sobre direito do consumidor em seu email.

Leave a Reply