Skip to main content

A troca do módulo TCM do câmbio Powershift da Ford pode ser um processo demorado e frustrante para os proprietários de veículos com esse sistema. 

Essa demora tem ultrapassado o prazo de 30 dias e é um problema recorrente que tem afetado muitos consumidores. 

E neste artigo discutiremos como proprietários de veículos Ford com problemas relacionados ao módulo TCM podem exigir os seus direitos, antes que o problema piore ainda mais.

Problemas com a transmissão Powershift da Ford: entenda o defeito e saiba como o módulo TCM pode estar envolvido

Você já aprendeu conosco que o câmbio powershift é um sistema de transmissão automática de embreagem dupla usada em veículos Ford que tem apresentado defeito de fabricação.

Embora o câmbio Powershift tenha sido projetado para proporcionar uma experiência de condução mais suave e eficiente, muitos proprietários relataram problemas com a transmissão, entre eles:

  • solavancos e trancos ao dirigir o veículo, especialmente em baixas velocidades, e
  • interferência e perda de potência. 

O defeito pode levar a uma experiência de condução desconfortável, e em casos mais extremos, afetar a segurança do veículo, causando acidentes fatais.

Em muitos casos, esses problemas estão relacionados ao módulo TCM.

O que é o módulo TCM do câmbio Powershift?

O módulo TCM é um componente do sistema de transmissão automática responsável por monitorar e controlar as funções da transmissão, incluindo a mudança de marchas, a operação da embreagem e o gerenciamento da pressão do fluido da transmissão. 

Deste modo, o módulo TCM é responsável por garantir que a função seja transmitida de maneira suave e eficiente em todas as condições de condução.

Como saber que existe defeito no módulo TCM

É notório que muitos problemas relacionados ao câmbio automático Powershift são provenientes de defeito de fabricação.

O consumidor só identifica que algo está errado com o veículo quando se depara com alguns sinais incomuns no câmbio como:

  • Ruídos
  • Trepidações
  • Superaquecimento
  • Falha na troca de marcha
  • Entre outros.

A partir disso é que o consumidor procura saber qual é o defeito no veículo e se depara com um diagnóstico da Ford, que pode apontar o defeito no módulo TCM do câmbio powershift.

Contudo, em algumas situações a Ford está omitindo o defeito nesta peça, aparentemente com o objetivo de negar a garantia estendida

Mau funcionamento do módulo TCM pode impactar outras peças que compõem o sistema de transmissão Powershit

A peça (módulo TCM) é uma espécie de “cérebro” do sistema de câmbio, responsável por enviar sinais para a transmissão para garantir mudanças suaves de marcha.

Por isso, qualquer desacerto técnico pode comprometer todo o sistema, impedindo que movimentos simples sejam completados, como “dar a partida” e “trocar marchas”. 

Se o módulo TCM não funcionar corretamente, haverá  problemas de mudança de marcha, causando solavancos e trancos no câmbio.

Problemas na embreagem do Câmbio Powershift

Esse defeito pode provocar também o vazamento nos retentores do eixo de entrada do veículo, levando a contaminação da embreagem pelo fluído de transmissão. 

Portanto, o comprometimento do módulo TCM pode fazer com que outros componentes do veículo percam sua utilidade antes do esperado, culminando em um colapso total do sistema

Risco à segurança

Essa falha pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar, seja dentro da garagem ou em uma via movimentada, representando um risco à integridade física dos passageiros e de terceiros.

Por isso, é importante estar atento aos sinais mecânicos que podem afetar o módulo TCM, como vazamentos de fluido ou problemas no sistema de pressão, pois isso pode causar falhas na operação do veículo e até mesmo acidentes fatais.

Abusos da Ford diante do defeito no módulo TCM

Diante das inúmeras reclamações sobre os defeitos apresentados no câmbio powershift, especialmente no que diz respeito ao módulo TCM, a Ford emitiu um programa de extensão de garantia para corrigir os problemas relacionados ao módulo TCM

A partir daí, a Ford ofereceu gratuitamente a substituição do módulo TCM para os proprietários de veículos que utilizam esta transmissão. 

Porém, apesar de aparentemente a medida ser uma iniciativa responsável, a Ford tem deixado muitos consumidores literalmente sem veículo. 

abusos da ford ao tentar resolver o defeito no módulo TCM do câmbio powershift

Apenas uma parte dos proprietários foram beneficiados pela extensão da garantia da Ford para a substituição do módulo TCM

O programa da Ford selecionou um rol taxativo de veículos com defeito no módulo TCM do câmbio powershift, abrangendo apenas alguns veículos contemplados pela extensão de garantia.

No caso dos consumidores cujo veículo não esteja dentro do rol de CHASSIS selecionados pela Ford, este consumidor fica fora da cobertura da garantia estendida.

Também existem relatos de consumidores que mesmo tendo o veículo incluído no rol de CHASSIS emitido pela Ford, a fabricante tem se negado a consertar o defeito no módulo TCM.

Demora na troca do módulo TCM do câmbio powershift da Ford causa revolta nos consumidores

Mesmo nos casos em que o veículo está coberto pelo programa de extensão de garantia, existem inúmeros relatos de que a espera pela substituição do módulo TCM pode chegar a meses:

Essa demora tem gerado indignação e revolta entre os proprietários afetados, pois durante esse tempo permanecem sem transporte e enfrentam grandes transtornos em sua rotina diária.

Além disso, os consumidores alegam que não recebem informações precisas sobre o andamento do processo de reparo, tampouco recebem prazo definitivo para a solução do problema.

Negativa injusta da garantia do powershift, por desgaste da embreagem 

Em alguns casos, a Ford tem omitido que o problema está presente no módulo TCM, alegando desgaste da embreagem, como você pode verificar nesta troca de mensagens com uma concessionária:

Com isso, nega a garantia e oferece um serviço de troca da embreagem, que pode ultrapassar o valor de 10 mil reais.   

Diante desta situação, um consumidor desinformado que precise do carro pode acabar se submetendo a troca da embreagem, o que não resolverá o problema como veremos a seguir.  

A solução da Ford é ineficaz e não resolve o problema do câmbio Powershift

As medidas encontradas pela Ford não são efetivas e não garantem a solução efetiva do problema enfrentado pelos consumidores.

Primeiro, porque nem todos os veículos são cobertos pelo programa de extensão de garantia.

Segundo, porque a Ford pode se recusar a consertar/substituir o módulo TCM mesmo que o CHASSIS do veículo esteja incluído no rol taxativo emitido pela fabricante.

Terceiro, porque mesmo que o veículo esteja no rol de chassis da garantia estendida, a Ford não estabelece um prazo para a substituição da peça, tornando o consumidor refém da demora da troca do módulo TCM.

O problema no Powershift poderá voltar a aparecer, porque o defeito é de fabricação

Quarto, porque mesmo que haja a troca do módulo TCM, nada garante que os problemas não voltarão a ocorrer, pois o defeito é de fabricação.

A partir disso, mesmo que o veículo seja consertado, é possível que o mesmo problema volte a acontecer futuramente.

Por estas razões, a solução fornecida pela Ford é ineficaz e insuficiente para sanar as falhas e garantir a segurança de todos os veículos que apresentam o problema no módulo TCM

O consumidor tem direito (e dever) de devolver o carro problemático para Ford

Diante da constatação de que o defeito no módulo TCM do câmbio Powershift não possui uma solução eficaz e que este problema pode levar a acidentes fatais, colocando em risco a vida do motorista e de seus familiares, surge a seguinte pergunta

Seria sensato insistir no conserto do veículo, colocando em xeque a segurança da minha família?

A resposta é clara: definitivamente não! 

É por isso que é crucial conhecer os seus direitos em relação à demora na troca do módulo TCM do câmbio Powershift.

direitos do consumidor se a ford demorar para trocar o módulo TCM do câmbio powershift

Responsabilização da Ford pelo defeito e demora na troca do módulo TCM do câmbio Powershift: conheça seus direitos e saiba como proceder

Os consumidores que estão com problemas no módulo TCM do câmbio Powershift podem pedir a responsabilização da Ford na justiça.

Isso é possível porque o Código de Defesa do Consumidor responsabiliza o fabricante pelos defeitos do produto que coloca no mercado.

Com base nisso, mesmo você que não adquiriu o veículo diretamente da Ford pode fazer valer o seu direito, caso esteja passando por estes problemas.  

Notificação extrajudicial da Ford sobre o desinteresse em ficar com veículo o problemático 

Se o seu carro estiver “aguardando conserto na Ford” e você está certo que não vale a pena esperar por algo que voltará a dar problemas mais tarde, é importante que faça uma notificação para resguardar os seus direitos.

A notificação deverá:

  • informar que não tem interesse no reparo do problema, disponibilizando o carro à Ford, diante do fato público relacionado aos defeitos crônicos do câmbio Powershift;
  • requerer uma indenização do valor pago ou do valor atualizado pela Fipe no momento da devolução, devendo prevalecer o maior. 

Como uma notificação extrajudicial é uma ferramenta jurídica, recomendamos que seja realizada por um advogado ou escritório especializado no problema powershift, como a Engel Advogados

Processo contra a Ford em decorrência da defeito do módulo TCM e do câmbio Powershift

Apesar da notificação extrajudicial surtir efeitos jurídicos, a Ford não tem resolvido esta situação de maneira amigável.

Portanto, você precisará entrar com o processo contra a Ford para se livrar do problema do câmbio Powershift. 

Sendo assim, preste atenção nos resultados que você pode obter neste tipo de ação judicial. 

Carro reserva enquanto durar o processo contra a Ford

Ficar sem o veículo para a locomoção pode ser um grande problema para quem depende do carro para fazer o transporte entre casa, trabalho, escola, faculdade  e demais lugares na sua rotina diária.

Por isso, você pode fazer um pedido liminar para ter um carro reserva enquanto durar o processo judicial. 

Para isso, são necessários algumas provas:

  1. comprovar que o veículo está impossibilitado de ser utilizado por causa do defeito no módulo TCM do câmbio powershift através de um diagnóstico com o problema do veículo emitido pela Ford;
  2. comprovar que a Ford se recusou a consertar ou substituir o módulo TCM, ou que passou o prazo de 30 dias desde a solicitação de reparo;
  3. demonstrar documentalmente a real necessidade do carro para trabalho ou outros compromissos.

Aliás, fizemos um estudo dos últimos casos julgados pela justiça sobre disponibilização de carro reserva e constatamos que esse pedido foi deferido em quase em 70% dos processos:

Devolução do veículo à Ford com indenização por danos materiais 

Como se trata de um defeito de fabricação, quando o consumidor identifica o defeito, leva o veículo na concessionária autorizada e recebe o diagnóstico com o problema, a Ford tem o prazo de 30 dias para reparar o defeito.

Caso a reparação não seja realizada dentro do prazo estipulado, o consumidor tem o direito de exigir a devolução do produto com a restituição do valor pago pelo veículo. 

Para isso, é preciso apresentar provas da demora na troca do módulo TCM, dos defeitos na transmissão e das tentativas frustradas de reparo.

Danos morais pela dor de cabeça ocasionada pelos problemas do Powershift

Passar por esse problema inevitavelmente causa sensações de estresse, angústia, preocupação e decepção para o consumidor.

Sem contar com a perda de tempo para tentar resolver o problema.

É por isso que você também pode conseguir uma indenização pelos danos morais causados por todo o transtorno com a demora na troca do módulo TCM do câmbio powershift.

Para isso, é preciso apresentar provas das tentativas frustradas de reparo, através de reclamações formais, mensagens trocadas com a Ford, gravação de conversas e ligações, entre outras.

Você também pode comprovar os danos morais através de outras provas que demonstrem o quanto esse problema afetou a sua vida, te trazendo transtornos e abalo emocional.

Conheça dois casos de sucesso na justiça envolvendo a demora da troca do TCM e defeito no câmbio powershift 

processos que deram causa ganha aos consumidores que processaram a ford pela demora da troca do módulo TCM do câmbio powershift

Liminar concedeu um carro reserva para o consumidor, depois que a Ford não resolveu o problema em 30 dias

No processo 2088681-43.2022.8.26.0000, após a Ford não ter resolvido o problema no câmbio powershift do veículo dentro do prazo máximo de 30 dias, o consumidor buscou na Justiça uma solução. 

O pedido foi uma liminar para que a Ford fornecesse um carro reserva até o final do processo

A decisão judicial foi favorável ao consumidor, concedendo um carro reserva sob pena de multa diária em caso de descumprimento pela Ford.

O julgado se baseou no art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que os fornecedores têm a obrigação de reparar os defeitos apresentados pelos consumidores. 

Resumindo, o consumidor não teve que aguardar o final do processo judicial sofrendo prejuízos sem o veículo para se deslocar e realizar suas atividades cotidianas.

Devolução do veículo à Ford com devolução dos valores pagos pelo veículo e danos morais em favor do consumidor

No caso do processo 1071630-03.2017.8.26.0100, um consumidor comprou um veículo com defeito e a Ford foi  considerada responsável ​​pelo problema. 

O consumidor levou o carro várias vezes para a concessionária autorizada da Ford consertar o problema no câmbio powershift, mas o defeito aconteceu outras vezes após o conserto, sendo que da última vez a Ford não resolveu o problema em até 30 dias. 

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu a favor do consumidor, porque os fornecedores de produtos são obrigados a reparar defeitos ou vícios apresentados pelos consumidores, conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor. 

A decisão condenou a Ford a restituir o valor do veículo com base na tabela FIPE e a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 5.000,00 ao consumidor.

Troca do módulo TCM da Ford: como a Engel Advogados pode ajudar a resolver seus problemas com o câmbio powershift

A demora na troca do módulo TCM superior a 30 dias e os problemas recorrentes no câmbio powershift têm causado transtornos para muitos proprietários de veículos Ford

Este problema pode ser resolvido judicialmente, garantindo ao consumidor o direito de devolver o carro e receber o valor pago ou o valor pago pelo proprietário que adquiriu o veículo.

É possível conseguir um carro reserva através de determinação liminar durante o processo, sem contar que o consumidor pode ter direito a devolver o carro e receber o valor de volta, além de  indenização por danos morais.

Decisões judiciais comprovam a plausibilidade das medidas mencionadas.

A Engel Advogados é especializada em resolver problemas relacionados ao direito do consumidor, especialmente nos casos de defeito no módulo TCM do câmbio powershift

Garanta seus direitos com a segurança de quem está há mais de 15 anos lutando por causas justas em favor do consumidor. 

Problemas com a transmissão Powershift da Ford: entenda o defeito e saiba como o módulo TCM pode estar envolvido

Você já aprendeu conosco que o câmbio powershift é um sistema de transmissão automática de embreagem dupla usada em veículos Ford que tem apresentado defeito de fabricação.

Embora o câmbio Powershift tenha sido projetado para proporcionar uma experiência de condução mais suave e eficiente, muitos proprietários relataram problemas com a transmissão, entre eles:

  • solavancos e trancos ao dirigir o veículo, especialmente em baixas velocidades, e
  • interferência e perda de potência. 

O defeito pode levar a uma experiência de condução desconfortável, e em casos mais extremos, afetar a segurança do veículo, causando acidentes fatais.

Em muitos casos, esses problemas estão relacionados ao módulo TCM.

O que é o módulo TCM do câmbio Powershift?

O módulo TCM é um componente do sistema de transmissão automática responsável por monitorar e controlar as funções da transmissão, incluindo a mudança de marchas, a operação da embreagem e o gerenciamento da pressão do fluido da transmissão. 

Deste modo, o módulo TCM é responsável por garantir que a função seja transmitida de maneira suave e eficiente em todas as condições de condução.

Como saber que existe defeito no módulo TCM

É notório que muitos problemas relacionados ao câmbio automático Powershift são provenientes de defeito de fabricação.

O consumidor só identifica que algo está errado com o veículo quando se depara com alguns sinais incomuns no câmbio como:

  • Ruídos
  • Trepidações
  • Superaquecimento
  • Falha na troca de marcha
  • Entre outros.

A partir disso é que o consumidor procura saber qual é o defeito no veículo e se depara com um diagnóstico da Ford, que pode apontar o defeito no módulo TCM do câmbio powershift.

Contudo, em algumas situações a Ford está omitindo o defeito nesta peça, aparentemente com o objetivo de negar a garantia estendida

Mau funcionamento do módulo TCM pode impactar outras peças que compõem o sistema de transmissão Powershit

A peça (módulo TCM) é uma espécie de “cérebro” do sistema de câmbio, responsável por enviar sinais para a transmissão para garantir mudanças suaves de marcha.

Por isso, qualquer desacerto técnico pode comprometer todo o sistema, impedindo que movimentos simples sejam completados, como “dar a partida” e “trocar marchas”. 

Se o módulo TCM não funcionar corretamente, haverá  problemas de mudança de marcha, causando solavancos e trancos no câmbio.

Problemas na embreagem do Câmbio Powershift

Esse defeito pode provocar também o vazamento nos retentores do eixo de entrada do veículo, levando a contaminação da embreagem pelo fluído de transmissão. 

Portanto, o comprometimento do módulo TCM pode fazer com que outros componentes do veículo percam sua utilidade antes do esperado, culminando em um colapso total do sistema

Risco à segurança

Essa falha pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar, seja dentro da garagem ou em uma via movimentada, representando um risco à integridade física dos passageiros e de terceiros.

Por isso, é importante estar atento aos sinais mecânicos que podem afetar o módulo TCM, como vazamentos de fluido ou problemas no sistema de pressão, pois isso pode causar falhas na operação do veículo e até mesmo acidentes fatais.

Abusos da Ford diante do defeito no módulo TCM

Diante das inúmeras reclamações sobre os defeitos apresentados no câmbio powershift, especialmente no que diz respeito ao módulo TCM, a Ford emitiu um programa de extensão de garantia para corrigir os problemas relacionados ao módulo TCM

A partir daí, a Ford ofereceu gratuitamente a substituição do módulo TCM para os proprietários de veículos que utilizam esta transmissão. 

Porém, apesar de aparentemente a medida ser uma iniciativa responsável, a Ford tem deixado muitos consumidores literalmente sem veículo. 

abusos da ford ao tentar resolver o defeito no módulo TCM do câmbio powershift

Apenas uma parte dos proprietários foram beneficiados pela extensão da garantia da Ford para a substituição do módulo TCM

O programa da Ford selecionou um rol taxativo de veículos com defeito no módulo TCM do câmbio powershift, abrangendo apenas alguns veículos contemplados pela extensão de garantia.

No caso dos consumidores cujo veículo não esteja dentro do rol de CHASSIS selecionados pela Ford, este consumidor fica fora da cobertura da garantia estendida.

Também existem relatos de consumidores que mesmo tendo o veículo incluído no rol de CHASSIS emitido pela Ford, a fabricante tem se negado a consertar o defeito no módulo TCM.

Demora na troca do módulo TCM do câmbio powershift da Ford causa revolta nos consumidores

Mesmo nos casos em que o veículo está coberto pelo programa de extensão de garantia, existem inúmeros relatos de que a espera pela substituição do módulo TCM pode chegar a meses:

Essa demora tem gerado indignação e revolta entre os proprietários afetados, pois durante esse tempo permanecem sem transporte e enfrentam grandes transtornos em sua rotina diária.

Além disso, os consumidores alegam que não recebem informações precisas sobre o andamento do processo de reparo, tampouco recebem prazo definitivo para a solução do problema.

Negativa injusta da garantia do powershift, por desgaste da embreagem 

Em alguns casos, a Ford tem omitido que o problema está presente no módulo TCM, alegando desgaste da embreagem, como você pode verificar nesta troca de mensagens com uma concessionária:

Com isso, nega a garantia e oferece um serviço de troca da embreagem, que pode ultrapassar o valor de 10 mil reais.   

Diante desta situação, um consumidor desinformado que precise do carro pode acabar se submetendo a troca da embreagem, o que não resolverá o problema como veremos a seguir.  

A solução da Ford é ineficaz e não resolve o problema do câmbio Powershift

As medidas encontradas pela Ford não são efetivas e não garantem a solução efetiva do problema enfrentado pelos consumidores.

Primeiro, porque nem todos os veículos são cobertos pelo programa de extensão de garantia.

Segundo, porque a Ford pode se recusar a consertar/substituir o módulo TCM mesmo que o CHASSIS do veículo esteja incluído no rol taxativo emitido pela fabricante.

Terceiro, porque mesmo que o veículo esteja no rol de chassis da garantia estendida, a Ford não estabelece um prazo para a substituição da peça, tornando o consumidor refém da demora da troca do módulo TCM.

O problema no Powershift poderá voltar a aparecer, porque o defeito é de fabricação

Quarto, porque mesmo que haja a troca do módulo TCM, nada garante que os problemas não voltarão a ocorrer, pois o defeito é de fabricação.

A partir disso, mesmo que o veículo seja consertado, é possível que o mesmo problema volte a acontecer futuramente.

Por estas razões, a solução fornecida pela Ford é ineficaz e insuficiente para sanar as falhas e garantir a segurança de todos os veículos que apresentam o problema no módulo TCM

O consumidor tem direito (e dever) de devolver o carro problemático para Ford

Diante da constatação de que o defeito no módulo TCM do câmbio Powershift não possui uma solução eficaz e que este problema pode levar a acidentes fatais, colocando em risco a vida do motorista e de seus familiares, surge a seguinte pergunta

Seria sensato insistir no conserto do veículo, colocando em xeque a segurança da minha família?

A resposta é clara: definitivamente não! 

É por isso que é crucial conhecer os seus direitos em relação à demora na troca do módulo TCM do câmbio Powershift.

direitos do consumidor se a ford demorar para trocar o módulo TCM do câmbio powershift

Responsabilização da Ford pelo defeito e demora na troca do módulo TCM do câmbio Powershift: conheça seus direitos e saiba como proceder

Os consumidores que estão com problemas no módulo TCM do câmbio Powershift podem pedir a responsabilização da Ford na justiça.

Isso é possível porque o Código de Defesa do Consumidor responsabiliza o fabricante pelos defeitos do produto que coloca no mercado.

Com base nisso, mesmo você que não adquiriu o veículo diretamente da Ford pode fazer valer o seu direito, caso esteja passando por estes problemas.  

Notificação extrajudicial da Ford sobre o desinteresse em ficar com veículo o problemático 

Se o seu carro estiver “aguardando conserto na Ford” e você está certo que não vale a pena esperar por algo que voltará a dar problemas mais tarde, é importante que faça uma notificação para resguardar os seus direitos.

A notificação deverá:

  • informar que não tem interesse no reparo do problema, disponibilizando o carro à Ford, diante do fato público relacionado aos defeitos crônicos do câmbio Powershift;
  • requerer uma indenização do valor pago ou do valor atualizado pela Fipe no momento da devolução, devendo prevalecer o maior. 

Como uma notificação extrajudicial é uma ferramenta jurídica, recomendamos que seja realizada por um advogado ou escritório especializado no problema powershift, como a Engel Advogados

Processo contra a Ford em decorrência da defeito do módulo TCM e do câmbio Powershift

Apesar da notificação extrajudicial surtir efeitos jurídicos, a Ford não tem resolvido esta situação de maneira amigável.

Portanto, você precisará entrar com o processo contra a Ford para se livrar do problema do câmbio Powershift. 

Sendo assim, preste atenção nos resultados que você pode obter neste tipo de ação judicial. 

Carro reserva enquanto durar o processo contra a Ford

Ficar sem o veículo para a locomoção pode ser um grande problema para quem depende do carro para fazer o transporte entre casa, trabalho, escola, faculdade  e demais lugares na sua rotina diária.

Por isso, você pode fazer um pedido liminar para ter um carro reserva enquanto durar o processo judicial. 

Para isso, são necessários algumas provas:

  1. comprovar que o veículo está impossibilitado de ser utilizado por causa do defeito no módulo TCM do câmbio powershift através de um diagnóstico com o problema do veículo emitido pela Ford;
  2. comprovar que a Ford se recusou a consertar ou substituir o módulo TCM, ou que passou o prazo de 30 dias desde a solicitação de reparo;
  3. demonstrar documentalmente a real necessidade do carro para trabalho ou outros compromissos.

Aliás, fizemos um estudo dos últimos casos julgados pela justiça sobre disponibilização de carro reserva e constatamos que esse pedido foi deferido em quase em 70% dos processos:

Devolução do veículo à Ford com indenização por danos materiais 

Como se trata de um defeito de fabricação, quando o consumidor identifica o defeito, leva o veículo na concessionária autorizada e recebe o diagnóstico com o problema, a Ford tem o prazo de 30 dias para reparar o defeito.

Caso a reparação não seja realizada dentro do prazo estipulado, o consumidor tem o direito de exigir a devolução do produto com a restituição do valor pago pelo veículo. 

Para isso, é preciso apresentar provas da demora na troca do módulo TCM, dos defeitos na transmissão e das tentativas frustradas de reparo.

Danos morais pela dor de cabeça ocasionada pelos problemas do Powershift

Passar por esse problema inevitavelmente causa sensações de estresse, angústia, preocupação e decepção para o consumidor.

Sem contar com a perda de tempo para tentar resolver o problema.

É por isso que você também pode conseguir uma indenização pelos danos morais causados por todo o transtorno com a demora na troca do módulo TCM do câmbio powershift.

Para isso, é preciso apresentar provas das tentativas frustradas de reparo, através de reclamações formais, mensagens trocadas com a Ford, gravação de conversas e ligações, entre outras.

Você também pode comprovar os danos morais através de outras provas que demonstrem o quanto esse problema afetou a sua vida, te trazendo transtornos e abalo emocional.

Conheça dois casos de sucesso na justiça envolvendo a demora da troca do TCM e defeito no câmbio powershift 

processos que deram causa ganha aos consumidores que processaram a ford pela demora da troca do módulo TCM do câmbio powershift

Liminar concedeu um carro reserva para o consumidor, depois que a Ford não resolveu o problema em 30 dias

No processo 2088681-43.2022.8.26.0000, após a Ford não ter resolvido o problema no câmbio powershift do veículo dentro do prazo máximo de 30 dias, o consumidor buscou na Justiça uma solução. 

O pedido foi uma liminar para que a Ford fornecesse um carro reserva até o final do processo

A decisão judicial foi favorável ao consumidor, concedendo um carro reserva sob pena de multa diária em caso de descumprimento pela Ford.

O julgado se baseou no art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que os fornecedores têm a obrigação de reparar os defeitos apresentados pelos consumidores. 

Resumindo, o consumidor não teve que aguardar o final do processo judicial sofrendo prejuízos sem o veículo para se deslocar e realizar suas atividades cotidianas.

Devolução do veículo à Ford com devolução dos valores pagos pelo veículo e danos morais em favor do consumidor

No caso do processo 1071630-03.2017.8.26.0100, um consumidor comprou um veículo com defeito e a Ford foi  considerada responsável ​​pelo problema. 

O consumidor levou o carro várias vezes para a concessionária autorizada da Ford consertar o problema no câmbio powershift, mas o defeito aconteceu outras vezes após o conserto, sendo que da última vez a Ford não resolveu o problema em até 30 dias. 

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu a favor do consumidor, porque os fornecedores de produtos são obrigados a reparar defeitos ou vícios apresentados pelos consumidores, conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor. 

A decisão condenou a Ford a restituir o valor do veículo com base na tabela FIPE e a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 5.000,00 ao consumidor.

Troca do módulo TCM da Ford: como a Engel Advogados pode ajudar a resolver seus problemas com o câmbio powershift

A demora na troca do módulo TCM superior a 30 dias e os problemas recorrentes no câmbio powershift têm causado transtornos para muitos proprietários de veículos Ford

Este problema pode ser resolvido judicialmente, garantindo ao consumidor o direito de devolver o carro e receber o valor pago ou o valor pago pelo proprietário que adquiriu o veículo.

É possível conseguir um carro reserva através de determinação liminar durante o processo, sem contar que o consumidor pode ter direito a devolver o carro e receber o valor de volta, além de  indenização por danos morais.

Decisões judiciais comprovam a plausibilidade das medidas mencionadas.

A Engel Advogados é especializada em resolver problemas relacionados ao direito do consumidor, especialmente nos casos de defeito no módulo TCM do câmbio powershift

Garanta seus direitos com a segurança de quem está há mais de 15 anos lutando por causas justas em favor do consumidor. 

Precisa de ajuda para resolver seu problema?

Conte com a orientação dos nossos advogados especializados no assunto

josiane-e-julio-defeito-em-carros
defeito de fabricação em carro novo, como resolver engel advogados
Defeitos em Carros

Defeito de Fabricação em Carro Novo: Como Resolver?

Imagine a emoção de dirigir aquele carro dos sonhos, adquirido com tanto esforço e sacrifício pela primeira vez - o…
advogado especialista defeito câmbio powershift
Defeitos em Carros

Advogado Especialista no Problema do Câmbio Powershift: Três Motivos Para Escolher Um

Se você é consumidor e está enfrentando problemas no seu veículo Ford com o câmbio powershift, nós imaginamos  que está…
defeito-no-modulo-tcm-do-cambio-powershift
Defeitos em Carros
Cansado da demora na troca do módulo TCM do Câmbio Powershift? Descubra como resolver o problema e ainda receber uma indenização justa, em virtude do descaso da Ford
cambio-powershift-vale-a-pena-processar-a-ford
Defeitos em Carros
Problemas no Câmbio Powershift da Ford: Como 3 consumidores Receberam Indenizações de Mais de 80 mil Reais
defeito no câmbio powershift
Defeitos em Carros
Defeito no Câmbio Powershift: Tudo que Você Precisa Saber Antes de Entrar na Justiça Contra a Ford

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Leave a Reply