Skip to main content

Orlando, com seus deslumbrantes parques temáticos, atrai turistas de todo o Mundo como um ímã.

Nesse cenário mágico, muitas pessoas são seduzidas por empresas que, com a promessa de brindes tentadores, os convidam para palestras inocentes.

Essas palestras, entretanto, revelaram-se verdadeiras armadilhas, com vendedores empregando táticas agressivas e mostrando um mundo de vantagens: uma casa de férias no país mais rico do mundo, um investimento promissor e a chance de viajar globalmente através de hotéis parceiros.

Encantados por essa perspectiva, muitos assinam o contrato. No entanto, a realidade é bem diferente.

Em quase todos os casos, os contratantes logo descobrem que utilizar os serviços é uma odisséia, além da cobranças de diversas taxas ocultas, todas em dólares, transformam o sonho em um pesadelo financeiro.

Se você se encontra nessa situação e busca uma saída, fique conosco. É bem provável que a solução que você procura esteja aqui.

O que é um contrato de timeshare?

Já imaginou ser convidado para uma palestra que promete ser breve, mas que, surpreendentemente, consumirá todo o seu dia?

Isso é o que acontece quando você é introduzido no mundo dos timeshare em Orlando.

A proposta parece tentadora: você adquire uma parte de um apartamento, dividindo-o com outras 52 pessoas que, muito provavelmente, nunca conhecerá.

Teoricamente, essa compra te daria o direito de usar o local por uma semana ao ano ou até trocar por outros destinos mundiais através da empresa de troca de férias.

No entanto, a realidade é bem diferente.

Encontrar uma data disponível se torna um grande desafio, e você vê pagando em dólares por algo que, infelizmente, não consegue desfrutar como planejado.

Qual o prazo para cancelamento de timeshare de Orlando?

A sensação de arrependimento aumenta a cada tentativa frustrada de usufruir do seu timeshare de Orlando.

A ideia inicial de ter um refúgio de férias se transforma em um peso, e a vontade de se libertar desse contrato torna-se mais presente.

Ao buscar uma solução, você se depara com uma cláusula que passa despercebida: o cancelamento tem o prazo de apenas 10 dias. E, justamente quando a situação parece não ter saída, a empresa oferece uma alternativa misteriosa: vender o seu timeshare.

O dilema dos 10 dias para cancelar timeshare de Orlando

Os dez dias parecem voar, especialmente quando você está no meio das férias ou ainda imerso na magia de Orlando.

Outra situação muito comum, é que você só perceba os desafios e limitações do contrato quando começa a planejar as próximas férias, o que geralmente acontece meses depois da sua assinatura.

Como o curto prazo de 10 dias já passou, cancelar o contrato tornou-se uma tarefa quase impossível.

Vale a pena vender o timeshare de Orlando?

Diante da impossibilidade de cancelar, muitos veem na venda do timeshare uma saída possível. No entanto, o que parece ser uma solução rápida revela-se uma tarefa árdua.

Encontrar interessados é um desafio, dado o mercado saturado e as negociações complicadas destes contratos.

Além disso, para que a venda seja concretizada, o timeshare deverá estar totalmente quitado, com todas as taxas de manutenção em dia.

E não para por aí: os custos cartoriais para transferência adicionam mais uma camada de despesas e complicações ao processo.

As consequências ao deixar de pagar seu timeshare de Orlando

o que acontece se você deixar de pagar o timeshare de orlando

O desespero começa a se instalar à medida que você percebe a armadilha em que se meteu.

Preso em um contrato com pagamentos em dólares, você se sente como se estivesse em um beco sem saída.

Não consegue utilizar os benefícios prometidos e, ao mesmo tempo, não vê como se desvencilhar desse compromisso financeiro interminável.

O perigo de ignorar os pagamentos

Muitos, na tentativa de escapar, cogitam simplesmente parar de pagar. No entanto, essa decisão traz consequências.

Rapidamente, você se torna alvo de cobranças insistentes, recebendo e-mails, ligações e cartas quase diariamente.

As ameaças começam a surgir: avisos de que sua cota levará a leilão e o risco de perder todo o valor já investido se tornar uma realidade tangível.

Implicações jurídicas e riscos ao visto

A suspensão dos pagamentos pode parecer uma saída, mas não traz segurança jurídica alguma, pois ao descumprir o contrato você se expõe aos riscos legais dos Estados Unidos.

Além disso, há implicações potenciais para o seu visto, já que a concessão é determinada pelas autoridades americanas, e surgem dúvidas sobre as possíveis restrições financeiras e os impactos em futuras viagens.

Como cancelar seu timeshare de Orlando no Brasil?

Após a tempestade, surge a calmaria.

Se você se sente preso em um contrato de timeshare em Orlando e acredita que não há saída, respire fundo, por aqui no Brasil a conversa é outra.

Isso porque, ninguém é obrigado a permanecer vinculado a um contrato que não deseja mais.

como cancelar timeshare de orlando

Timeshares da Lando Resorts e Wyndham: A responsabilidade das representantes brasileiras

Se você assinou um contrato de timeshare com o Lando Resorts ou com o Wyndham em Orlando, é importante que saiba que tais empresas contam com representantes aqui no Brasil.

Com base no princípio da boa-fé objetiva e da teoria da aparência, a representante brasileira deve responder solidariamente por eventuais danos aos consumidores.

Se desejar saber mais sobre o cancelamento de timeshare destas empresas específicas, já tratamos deste tema em conteúdos anteriores. Confira!

Como Cancelar Time-Share da Lando Resorts Corporation? 3 Casos Reais

Cancelar Wyndham Club Assinado no Exterior: 3 Casos em que Justiça Brasileira Livrou o Consumidor do Contrato (e mandou devolver o que foi pago)

A responsabilidade das empresas de troca de férias

Uma segunda alternativa que possibilita cancelar seu contrato é compreender o papel das empresas de troca de férias. 

Ao assinar um contrato de timeshare em Orlando, é bem provável que, além do compromisso principal, você também tenha se associado a empresas como a RCI ou a Interval.

Essas empresas são responsáveis ​​por tornar o contrato ainda mais atraente, oferecendo inúmeras opções de hospedagens em hotéis e resorts ao redor do Mundo, e estão intrinsecamente ligadas ao contrato de timeshare, uma vez que estão inseridas na cadeia de consumo.

Portanto, devem responder solidariamente por danos ao consumidor, conforme previsto nos artigos 7, § único, 14 e 34 do Código de Defesa do Consumidor.

O destino do seu investimento após cancelar timeshare de Orlando

Se for comprovado que houve falha na informação, dificuldade ou impossibilidade de uso, há boas notícias.

Com base no artigo 53 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a perda total das prestações pagas em contratos de venda de bens móveis ou imóveis, é possível recuperar no mínimo 80% do valor investido.

Esse retorno financeiro evita o enriquecimento injustificado das empresas de timeshare e garante justiça ao consumidor enganado.

O que você precisa saber sobre multas e devoluções

Se o seu contrato não prevê multa por cancelamento, é provável que haja a devolução integral dos valores pagos.

Mesmo que a empresa de troca de férias sugira reter até 25% do valor investido, sem essa cláusula, tal retenção não é válida.

Importante frisar: para que a devolução seja completa, os serviços de hospedagem não podem ter sido utilizados.

Se você está se perguntando sobre as nuances do cancelamento após a utilização do serviço, recomendo a leitura do nosso conteúdo Como Cancelar Timeshare Internacional Utilizado: Passo a Passo.

Lá, abordamos detalhes desse cenário e trazemos informações valiosas para sua situação.

Casos reais: 2 decisões que a justiça brasileira mandou cancelar timeshare assinado em Orlando

Agora que você já compreendeu o caminho para cancelar um timeshare assinado em Orlando aqui no Brasil, selecionei 2 casos recentes que ilustram como a justiça se posiciona nesse tipo de situação.

Esses exemplos práticos fortalecerão sua compreensão e, quem sabe, até lhe darão uma dose extra de coragem para recorrer à justiça e ser o próximo a conseguir cancelar timeshare de Orlando.

Caso 1: Casal vence Lando Resorts e RCI e cancelam timeshare de Orlando no Brasil

Em uma viagem para Orlando, um casal paulista se encantou com a proposta da Lando Resorts Corporation e decidiu adquirir um timeshare no Vacation Village Resort, associando-se também à RCI.

No entanto, a insatisfação com o contrato os levou a entrar com a ação nº 1006819-34.2022.8.26.0011.

Inicialmente, a justiça estava ao lado deles, mas as empresas não se deram por vencidas e recorreram.

Contudo, em setembro de 2023, a 35ª Câmara de Direito Privado de São Paulo confirmou a decisão inicial.

O resultado? As empresas foram obrigadas a cancelar o contrato e a devolver todos os valores pagos pelo casal.

Caso 2: Embate para cancelar timeshare da Wyndham

Outro casal que firmou contrato de timeshare com o Wyndham em Orlando decidiu recorrer à justiça, no processo nº 1009285-97.2021.8.26.0152, para cancelar o acordo. 

Em primeira instância, a decisão foi de procedência parcial. Porém, ambos os lados não ficaram satisfeitos e decidiram recorrer.

No julgamento do recurso, o Tribunal decidiu contra a Wyndham, reafirmando o direito do casal, baseando-se no princípio da autonomia da vontade, o qual garante aos autores o direito de rescindir o contrato.

No entanto, o Tribunal fez uma ressalva: os pontos transferidos para a RCI poderiam ser abatidos na devolução dos valores.

Assim, o casal conseguiu, em grande parte, o que desejava: o cancelamento do contrato e a devolução de parte dos valores pagos.

Conclusão: Fazer valer seus direitos e cancelar Timeshare de Orlando é possível!

Ao longo deste texto, você viu que cancelar um contrato de timeshare assinado em Orlando, não é apenas um sonho distante, mas uma realidade que muitos consumidores brasileiros já tornaram possível.

Portanto, não se sinta acuado. Seu contrato de timeshare em Orlando não é uma sentença eterna!

Com informação, determinação e o direito ao seu lado, a história pode ser reescrita.

Você está pronto para mudar essa página?

Preparei uma pequena lista com conteúdos relacionados que você pode se interessar:

Precisa de ajuda para cancelar seu contrato de  vacation club?

Conte com a orientação dos nossos advogados especializados no assunto

Claudia e Julio

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Leave a Reply